Hey! O quanto você se preocupa com o Onboarding do seu produto?

Será se realmente estamos dando a importância necessária ao "Onboarding" dos seus clientes?

Magno Lessa

3/26/20242 min read

Diante das diversas plataformas existentes no mercado, o foco se dá realmente aos benefícios e resultados da suas funcionalidades. O que não está errado, mas o quanto estamos olhando para a etapa de onboarding do cliente como uma rica e importante funcionalidade?Você já deve ter ouvido falar no acrônimo para métricas AARRR(aquisição, ativação, retenção, referência e receita), que segmenta alguns agrupamentos estratégicos de possíveis KPIs(Key Performance Indicators).Fica bem claro que o onboarding do cliente está entre a aquisição e a ativação. No entanto, vejo diversas falhas no mercado com relação ao "descaso" perante a esse momento específico e que tem muito valor para nossos clientes. É nesse momento que devemos "recebê-los de braços abertos" e causando uma ótima impressão.Quando se trata de acolher nossos clientes em nossa família, entendemos as dores que enfrentam ao iniciar sua jornada conosco. Desde garantir a confiabilidade de seus dados até oferecer uma experiência de cadastro e login sem atritos, nosso compromisso é tornar cada interação significativa e segura.

Vamos falar sobre algumas sugestões que ajudam bastante a resolver esses problemas:

Compreendendo e resolvendo:

  • Estamos criando uma conexão autêntica com cada cliente, unificando nossos fluxos internos?

  • Estamos permitindo que nossos clientes se conectem conosco da maneira mais conveniente para eles?

  • Transmitimos confiança desde o primeiro momento até a entrega do acesso?

  • Protegemos nossos clientes contra registros não autorizados e mantendo nossa comunidade segura?

  • Tornamos cada etapa do processo de cadastro fácil de entender e completar?

  • Identificamos oportunidades para melhorar e fortalecer nossa relação com os clientes através de informações de funil?

  • Simplificamos o caminho para que nossos clientes se juntem a nós em todas as nossas plataformas(se existir)?

  • Respeitamos a privacidade de nossos clientes e protegemos seus dados de acordo com as leis vigentes?

  • Comunicamos claramente nossas práticas de segurança para promover a confiança mútua.

Quais as principais métricas devemos observar?

Claro que tudo depende muito do cenário e demais fatores, porém, vou sugerir algumas principais:

  • Funil de Conversão do Cadastro: Monitoramento das etapas de conversão.

  • Monthly/Daily Active Users: Engajamento e uso regular da plataforma.

  • Taxa de Sucesso no Login: Eficiência e confiabilidade do processo de login.

  • Tempo Médio de Login: Agilidade e performance do sistema.

  • Taxa de Tentativas Malsucedidas: Segurança e detecção de atividades suspeitas.

  • Número de Tentativas de Ataque: Proteção contra ameaças externas.

  • Satisfação dos Usuários: Feedback direto sobre a experiência de onboarding.

  • Taxa de Redefinição de Senha: Indicativo de problemas ou segurança comprometida.

  • Tempo Médio de Resposta da Tela de Login: Experiência do usuário em termos de velocidade.

  • Número de Acessos Não Autorizados: Detecção e resposta a potenciais violações.

Só mais uma dica de ouro: Análise comportamental do usuário como "heatmap"

Gosto bastante de utilizar ferramentas de análise comportamental como um complemento, um exemplo disso são mapas de calor. Isso nos ajuda a compreender melhor o comportamento dos usuários em nossa plataforma. Também nos permite identificar padrões de interação, áreas de interesse e pontos de atrito, possibilitando ajustes contínuos para melhorar a experiência do usuário.